filosofia da educação Semana 02 ATIVIDADE DAS
VIDEOAULAS 05 À 08
Nesta segunda semana, na
disciplina filosofia da Educação, foram trabalhados dois temas: nas quinta e
sexta aulas pensamos um pouco sobre o que é educação ajudados por ideias de
alguns filósofos. Nas sétima e oitava aulas iniciamos uma reflexão a respeito da
relação entre Antropologia Filosófica (concepções de ser humano) e Educação.
Com base nas vídeo-aulas desta
semana e nos textos-base faça as duas atividades propostas:
Atividade
1
O texto-base da quinta aula
apresenta uma ideia de educação assim: educação é o processo de formação
humana. Além disso, o texto afirma que há dois tipos de formação humana: um que
impõe uma “forma” humana e outro que procura favorecer um processo no qual
as pessoas formam-se sem receber uma “forma” humana imposta. A seguir o texto
apresenta uma pergunta: “Formamo-nos? Somos formados? Ou ambas as
situações?”.
O autor do texto diz que opta
por afirmar que nós nos formamos e que também somos formados. Como ele
justifica esta opção? Leia a parte do texto que está logo após estas perguntas
e faça um resumo desta posição do autor. Veja que ele a reforça com ideias de
outros autores. Conclua dizendo o que você acha? Talvez a ideia de autonomia e,
ao mesmo tempo, de dependência ajude sua resposta.
RESPOSTA: Segundo o
autor, os seres humanos são, ao mesmo tempo, autônomos e dependentes em relação
ao meio natural e cultural no qual habitam. São autonomos porque os seres
humanos podem decidir sobre a própria formação, mas ao mesmo tempo existe uma
dependência das influências do meio em que vivem. Essa posição tem o aval de
outros pensadores que pregam que a formação de um ser humano se dá pela relação
com outros seres humanos e que não é possível uma pessoa se formar sozinha, sem
a interação com outros.
Acredito ser essencial a
interação com outras pessoas na nossa formação e ao mesmo tempo que somos
influenciados, também influenciamos. Isso não quer dizer que absorvemos todas
as influências que recebemos, pois existe sim, uma autonomia; o direito de
querer ou não querer, o que permite-nos escolher o que é melhor para nossa
formação.
Atividade 2
No texto-base da sétima aula
foi apresentado um entendimento do que seja Antropologia Filosófica
(reflexão crítica, rigorosa, profunda e abrangente sobre o ser humano) e a
relação que as concepções sobre o ser humano (as antropologias) têm com a
educação. Foram também apresentadas algumas destas concepções de ser humano. No
texto-base da oitava aula forma indicadas algumas consequências de concepções
sobre o ser humano para a educação. Ou seja, foi afirmado que, dependendo da
concepção sobre o ser humano (da Antropologia Filosófica) faz-se educação de
uma maneira ou de outra.
Releia os dois textos, escolha uma das concepções de ser humano ali apresentadas e diga, com suas palavras, como seria uma educação que se oriente por esta concepção.
Releia os dois textos, escolha uma das concepções de ser humano ali apresentadas e diga, com suas palavras, como seria uma educação que se oriente por esta concepção.
RESPOSTA: A concepção do tipo CIENTIFICISTA defende que o ser humano e todas as suas atividades são determinadas pelas leis da Física, da Química e da Biologia.
Com este pensamento, o ser humano é um ser da natureza e ele pode ser entendido pelas mesmas leis que governam os outros seres da natureza. A concepção de ser humano cientificista não crê que outras formas de conhecimento sejam capazes de produzir explicações confiaveis sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre sobre o ser humano.
Para os defensores desta
posição, a educação deve ser voltada exclusivamente para os conhecimentos
cientificos. As disciplinas voltadas para a área de humanidades são colocadas
em segundo plano e podem inclusive ser suprimidas, em detrenimento de uma
educação que prioriza o estudo voltado as chamadas ciências naturais (Fisica,
Quimica e Biologia), limitando a formação a assuntos que dizem respeito somente
ao entendimento dos aspectos bio-físico-químicos dos seres humanos.
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