domingo, 15 de março de 2015

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO SEMANA 2

filosofia da educação Semana 02 ATIVIDADE DAS VIDEOAULAS 05 À 08 
Nesta segunda semana, na disciplina filosofia da Educação, foram trabalhados dois temas: nas quinta e sexta aulas pensamos um pouco sobre o que é educação ajudados por ideias de alguns filósofos. Nas sétima e oitava aulas iniciamos uma reflexão a respeito da relação entre Antropologia Filosófica (concepções de ser humano) e Educação.
Com base nas vídeo-aulas desta semana e nos textos-base faça as duas atividades propostas:
Atividade 1
O texto-base da quinta aula apresenta uma ideia de educação assim: educação é o processo de formação humana. Além disso, o texto afirma que há dois tipos de formação humana: um que impõe uma “forma” humana e outro que procura favorecer um processo no qual as pessoas formam-se sem receber uma “forma” humana imposta. A seguir o texto apresenta uma pergunta: “Formamo-nos? Somos formados? Ou ambas as situações?”.
O autor do texto diz que opta por afirmar que nós nos formamos e que também somos formados. Como ele justifica esta opção? Leia a parte do texto que está logo após estas perguntas e faça um resumo desta posição do autor. Veja que ele a reforça com ideias de outros autores. Conclua dizendo o que você acha? Talvez a ideia de autonomia e, ao mesmo tempo, de dependência ajude sua resposta.
RESPOSTA: Segundo o autor, os seres humanos são, ao mesmo tempo, autônomos e dependentes em relação ao meio natural e cultural no qual habitam. São autonomos porque os seres humanos podem decidir sobre a própria formação, mas ao mesmo tempo existe uma dependência das influências do meio em que vivem. Essa posição tem o aval de outros pensadores que pregam que a formação de um ser humano se dá pela relação com outros seres humanos e que não é possível uma pessoa se formar sozinha, sem a interação com outros.
Acredito ser essencial a interação com outras pessoas na nossa formação e ao mesmo tempo que somos influenciados, também influenciamos. Isso não quer dizer que absorvemos todas as influências que recebemos, pois existe sim, uma autonomia; o direito de querer ou não querer, o que permite-nos escolher o que é melhor para nossa formação.

Atividade 2
No texto-base da sétima aula foi apresentado um entendimento do que seja Antropologia Filosófica (reflexão crítica, rigorosa, profunda e abrangente sobre o ser humano) e a relação que as concepções sobre o ser humano (as antropologias) têm com a educação. Foram também apresentadas algumas destas concepções de ser humano. No texto-base da oitava aula forma indicadas algumas consequências de concepções sobre o ser humano para a educação. Ou seja, foi afirmado que, dependendo da concepção sobre o ser humano (da Antropologia Filosófica) faz-se educação de uma maneira ou de outra.
Releia os dois textos, escolha uma das concepções de ser humano ali apresentadas e diga, com suas palavras, como seria uma educação que se oriente por esta concepção.

RESPOSTA: A concepção do tipo CIENTIFICISTA defende que o ser humano e todas as suas atividades são determinadas pelas leis da Física, da Química e da Biologia.

Com este pensamento, o ser humano é um ser da natureza e ele pode ser entendido pelas mesmas leis que governam os outros seres da natureza. A concepção de ser humano cientificista não crê que outras formas de conhecimento sejam capazes de produzir explicações confiaveis sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre sobre o ser humano.
Para os defensores desta posição, a educação deve ser voltada exclusivamente para os conhecimentos cientificos. As disciplinas voltadas para a área de humanidades são colocadas em segundo plano e podem inclusive ser suprimidas, em detrenimento de uma educação que prioriza o estudo voltado as chamadas ciências naturais (Fisica, Quimica e Biologia), limitando a formação a assuntos que dizem respeito somente ao entendimento dos aspectos bio-físico-químicos dos seres humanos.




  









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