Destaque como os conteúdos abordados nas vídeo aulas e materiais base da disciplina Estatística ajudaram o seu grupo no desenvolvimento do projeto integrador, justifique a sua resposta.
RESPOSTA
Os ensinamentos da disciplina também foram importantes no momento em que tivemos acessos a dados estatísticos levantados pelo IBGE e pela OMS; pois permitiu-nos analisar estes dados com uma visão mais apurada e com certeza, pudemos visualizar informações que antes dos conhecimentos aprendidos com a disciplina de Estatística, não perceberíamos.
Em suma, a disciplina de Estatística proporcionou termos mais conhecimento sobre o assunto abordado no Projeto Integrador e em consequencia, com uma gama maior de informações convertida em conhecimento, pudemos formular soluções mais consistentes, viáveis e aplicáveis.
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ATIVIDADE SEMANA 06
ATIVIDADE 1
A violência nas escolas é uma das grandes preocupações de professores, dirigentes e alunos. A secretaria de educação de um município mantém registros históricos sobre a violência nas escolas e sabe que o desvio padrão do número de ocorrências por aluno ao longo da sua formação é de 0,4. Uma escola realizou uma pesquisa com 81 alunos e verificou que a média desta amostra é de 0,3 ocorrências por aluno. Elabore um intervalo de confiança de 99% para a média de ocorrências por aluno considerando as informações apresentadas.
RESOLUÇÃO
DESVIO PADRÃO = 0,4
ALUNOS PESQUISADOS = 81
MÉDIA DE AMOSTRA = 0,3
INTERVALO DE CONFIANÇA = 99%
Z (a/2) = 1 - a 99% = a = 1%
a/2 = 0,5%
0,5 -a/2 = 0,5 - 0,005 = 0,495
NA TABELA NORMAL 0,495 corresponde a 2,575
Z (a/2) = 2,575
C0 = 2,575 X 0,4/√81 = 2,575 X 0,4/9 = 0,1144
CALCULO DO INTERVALO
P (X -CO ≤ U ≤ X + C0) 1 - a
P (0,3 - 0,1144 ≤ u ≤ 0,3 + 0,1144) = 1 - 0,01
P (0,1856 ≤ u ≤ 0,4144 = 99%
ATIVIDADE 2
A catapora é uma doença bastante comum na infância e, por ser causada por um vírus, ela é altamente contagiosa para quem nunca teve a doença antes ou não recebeu a vacina. Tendo em vista o planejamento de uma campanha de vacinação o diretor de uma escola pretende estimar a proporção de alunos da sua escola que já tiveram catapora e, para isto, seleciona aleatoriamente uma amostra com 78 alunos, dos quais 40 confirmaram que já tiveram a doença. Elabore um intervalo de confiança de 95% para a proporção de alunos que já teve catapora nesta escola.
RESOLUÇÃO
ALUNOS PESQUISADOS = 78
ALUNOS COM CATAPORA = 40
INTERVALO DE CONFIANÇA = 95%
Z (a/2) = 1 - a = 95% = = 5%
a/2 = 2,5 % = a/2 = 0,025
0,5 - a/2 = 0,5 - 0,025 = 04750
na tabela normal 0,4750 corresponde a 1,96
z (a/2) = 1,96
Co = z a/2 √p (1-p/n) = Co 1,96 √ 0,5128 (1 - 0,5128/78)
Co = 1,96 . √0,003203 = Co 0,110927
P (^p - Co ≤ ¶ ≤ ^p ≤ + Co) = 1-a
p (0,5128 - 0,1109 ≤ ¶ ≤ 0,5128 + 0,1109) = 1 - 0,05
p (0,4019 ≤ ¶ ≤ 0,6237) = 0,95
PROPORÇÃO ENTRE 40,19% E 62,37%
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ATIVIDADE SEMANA 05
EXERCICIO 01
Considere a seguinte tabela de notas obtidas pelos alunos de uma escola na prova 1 de estatística e faça os cálculos:
a. Determine a média das notas obtidas pelos alunos;
b. Determine a mediana das notas obtidas;
c. Determine a(s) moda(s) entre as notas obtidas;
d. Determine a variância das notas obtidas pelos alunos;
e. Determine o desvio padrão das notas obtidas pelos alunos.
RESOLUÇÃO
EXERCICIO 02
Calcule o número médio de domicílios dos tipos I, II e III incluídos na amostra e a variância relacionada com cada tipo de domicílio visitado.
RESOLUÇÃO
SEMANA 4 Videoaulas 13 à 16
ATIVIDADE 1
Em relação aos casos apresentados a seguir, identifique qual a forma de amostragem utilizada. Justifique.
1) Procedimento da Polícia Federal num aeroporto que seleciona sempre o 50º passageiro a cada 50 passageiros que embarcam.
RESPOSTA = Amostragem Sistemática: os elementos são retirados retirados periodicamente, ou seja, de acordo com um intervalo estabelecido.
2) Sorteio de um número de rifa a partir de todos os números que estavam escritos em papel e misturados numa sacola.
2) Sorteio de um número de rifa a partir de todos os números que estavam escritos em papel e misturados numa sacola.
RESPOSTA = Amostragem Simples ao Acaso: Técnica que consiste em um sorteio direto.
3) Polícia rodoviária numa rodovia, escolhendo veículos para verificar a documentação e realizar a inspeção.
RESPOSTA = Amostragem Acidental ou por Conveniência: formada por elementos que são possíveis de serem obtidos, conforme aparecem.
4)
Pesquisa de satisfação sobre a qualidade dos serviços prestados por uma
agência bancária. Para isto foram definidas três classes de clientes
(básico, médio e avançado) e foram selecionados aleatoriamente amostras
proporcionais à quantidade de clientes pertencentes a cada classe.
RESPOSTA =
Amostragem Estratificada: a população está dividida em estratos,
sorteia-se um número de elementos para compor a amostra proporcional ao
tamanho do estrato.
5) Processo seletivo para escolha de 5 estagiários para trabalharem numa escola a partir de 175 currículos enviados.
RESPOSTA = Amostragem Intencional: os elementos da amostra sao escolhidos deliberadamente.
6)
Pesquisa realizada na Avenida Paulista por uma organização para saber
os hábitos de utilização do metrô nos finais de semana. Cada pesquisador
recebeu uma quota de pessoas que deveriam ser identificadas e
pesquisadas utilizando diferentes critérios e a seleção de quem deveria ser entrevistado ficou para o julgamento do pesquisador.
RESPOSTA =
Amostragem por Quotas: a populacao é dividida de acordo com as suas
propriedades e são estabelecidas proporções em relação a cada quota.
7)
Amostragem numa escola entre os alunos do primeiro ao nono ano para
saber quais os seus hábitos alimentares. Um sorteio foi realizado e os
alunos 3, 7, 15 e 22 da lista de chamada foram selecionados. Assim, os
pesquisadores visitaram as salas e entrevistaram os alunos 3, 7, 15 e 22
da lista de chamada.
RESPOSTA = Amostragem por Conglomerados: Organizadas em subgrupos. Pode-se sortear algum ou alguns desses grupos para formarem a amostra.
ATIVIDADE 2
Considere a seguinte tabela de notas obtidas pelos alunos de uma escola na prova de estatística.
- Determine os valores de N (número de elementos), A (amplitude total), K (número de classes), H (amplitude de cada classe).
- Elabore uma tabela de frequências contendo o limite inferior, o limite superior, o ponto médio e o número de elementos de cada classe.
- Utilizando a tabela elaborada no item B, elabore um histograma contendo a distribuição de notas desta turma de alunos.
RESOLUÇÃO
Resolução - Exercício 2
SEMANA 3
ATIVIDADE 1
Se 5% dos animais de uma fazenda apresentam características genéticas recessivas, ache a probabilidade de que, numa amostra de 6 animais escolhidos ao acaso, tenhamos:
a) Nenhum recessivo;
b) Um recessivo;
c) Mais do que um recessivo.
ATIVIDADE 2
Em uma turma do oitavo ano a altura dos alunos apresenta distribuição normal com média de 162 cm e desvio padrão de 6 cm. Qual a probabilidade de 1 aluno sorteado aleatoriamente ter mais de 170 cm?
ESTATÍSTICA SEMANA
1
ATIVIDADE
DAS VIDEOAULAS 01 À 04
Neste exercício você irá praticar as principais atividades relacionadas com o
Método Estatístico e a sua elaboração neste momento contribuirá para o
desenvolvimento do Projeto Integrador.
Para isto, realize as seguintes atividades:
1. Escolha um conjunto de pessoas do seu interesse: família, alunos,
amigos. Importante que sejam entre 5 a 10 pessoas próximas de você. Sugerimos
selecionar pessoas do contexto escolar.
Defini como grupo para a pesquisa, parte de meus colegas da
faculdade UNIP do curso de Radiologia – 5ª e 6ª semestre – Campus Marques -
Noturno
2. Considerando três variáveis de interesse (sexo, idade e escolaridade) elabore um questionário que deve ser preenchido pelos entrevistados.
Elaborei um questionário contendo 8 questões contendo as 03
variáveis e mais algumas informações relacionadas ao trabalho e ao curso.
3. Aplique o questionário.
O questionário foi aplicado e a pesquisa
foi realizada entre 03/03/2015 e 05/03/2015.
4. Tabule os questionários.
O dados da pesquisa foram tabulados em uma planilha.
NOME
|
IDADE
|
SEXO
|
ESCOLARIDADE
|
DISCIPLINA
MAIS DIFICIL
|
PROFISSÃO
|
FARA POS
GRADUAÇÃO APÓS ESTE CURSO
|
O CURSO
ATENDE SUAS EXPECTATIVAS
|
VANESSA
RUIZ
|
24
|
F
|
ENSINO
MEDIO
|
MATEMATICA
|
AUX ADMIN
|
SIM
|
SIM
|
PAMELA
ELLEN
|
32
|
F
|
SUP INCOMP
|
MATEMATICA
|
RH
|
SIM
|
SIM
|
NATALIA
CANDIDO
|
47
|
F
|
SUP COMP
|
MATEMATICA
|
ASS
LOGISTICA
|
SIM
|
SIM
|
RENATO SANTOS
|
34
|
M
|
SUP COMP
|
QUIMICA
|
ASS CONTABIL
|
NÃO
|
SIM
|
JULIANO
CANDIDO
|
36
|
M
|
SUP COMP
|
MATEMATICA
|
ADM
|
NÃO
|
SIM
|
JOSE
AUGUSTO LIMA
|
29
|
M
|
SUP INCOMP
|
BIOLOGIA
|
OP
LOGISTICA
|
SIM
|
SIM
|
IRANILDO
GONÇALVES
|
42
|
M
|
SUP COMP
|
FISICA
|
GERENTE
|
SIM
|
SIM
|
MARCOS
ANTONIO ALVES
|
45
|
M
|
SUP COMP
|
MATEMATICA
|
VENDEDOR
|
SIM
|
SIM
|
LUCAS
FERREIRA CALIXTO
|
37
|
M
|
SUP COMP
|
FISICA
|
GERENTE
TLM
|
SIM
|
SIM
|
ADALTON
FERNANDES
|
41
|
M
|
SUP COMP
|
QUIMICA
|
BANCARIO
|
SIM
|
SIM
|
5. Elabore tabelas para apresentar os resultados associados às variáveis.
Tabela 1 - Demonstrativo do nível de
escolaridade dos alunos antes do início do Curso.
Tabela 2 - Demonstrativo com a divisão por sexo dos alunos, de acordo
com a disciplina que mais sente dificuldade.
Tabela 3 - Demonstrativo da faixa de idade, sexo e quantidade de
alunos.
6. Crie um gráfico de barra para escolaridade, um gráfico de
pizza para sexo e um gráfico de colunas para idade.
Tabela 1 - Demonstrativo do nível de escolaridade dos alunos antes do início do curso.
Tabela 2 - Demonstrativo da divisão por
sexo dos alunos do Curso.
Gráfico 3 - Representação da faixa de
idade e sexo dos alunos do Curso.
7. Elabore um relatório com as informações obtidas, dividido da seguinte maneira:
INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA
Atendendo ao proposto para o portfólio do Curso de Estatística foi
elaborada uma pesquisa com alunos do Curso de Radiologia. O processo de
execução está descrito abaixo:
a) Definição do problema
A pesquisa visava levantar dados básicos considerando três
variáveis de interesse (sexo, idade e escolaridade) dentro de um grupo de
pessoas próximas, entre 5 à 10 pessoas. Seguindo a sugestão de selecionar
pessoas do contexto escolar; decidi realizar a pesquisa com meus colegas do
curso de Radiologia, tendo como objetivo conhecer informações relacionadas a
sua participação no curso .
b) Planejamento da pesquisa
Além das questões relacionadas as variáveis de interesse, foi
elaborado um questionário com questões colhendo informações relacionadas ao
trabalho e ao curso da.
c) Coleta de dados
A pesquisa foi realizada através da internet entre os dias 03 e
05/03/2015, sendo foi utilizado um formulário de pesquisa. O formulário de pesquisa continha questões sobre o
sexo, idade, escolaridade, ramo de atividade que trabalha atualmente, se fara pos graduação posteriormente, se esta satisfeito com o curso.
d) Apuração dos dados
Como o universo de entrevistados era pequeno (10 entrevistados),
os resultados da pesquisa foram todos tabulados em uma única planilha.
e) Apresentação dos dados
Os resultados apurados foram apresentados sob forma de tabelas e
gráficos.
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estatistica semana 2 ATIVIDADE DAS VIDEOAULAS
05 À 08
ATIVIDADE 1 - Lugar de criança
é na escola
O estatuto da criança e do adolescente, em seu artigo 53, estabelece que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. E para isso deve ter assegurada a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Mas infelizmente isso não é uma realidade para todas as crianças e adolescentes brasileiros. Parte deles trabalha e, muitas vezes, acaba abandonando os estudos. Por isso, os jovens que trabalham têm taxas de escolarização (frequência à escola) mais baixas do que aqueles que não trabalham.
Considere
que numa determinada escola 60% são adolescentes na faixa de 10 e 14 anos
de idade e, dentre os adolescentes nesta faixa etári, 10% trabalham além de
frequentar a escola. Por sua vez, os jovens comidade de 15 a 17 anos
correspondem a 40% dos adolescentes desta escolae, entre os jovens que
frequentam a escola, 30% também trabalham.
Você conheceu um adolescente desta escola e ele contou que não trabalha. Qual a probabilidade dele ter entre 15 e 17 anos?
Você conheceu um adolescente desta escola e ele contou que não trabalha. Qual a probabilidade dele ter entre 15 e 17 anos?
RESOLUÇÃO
EXERCICIO 1
FAIXA ETARIA
|
QTDDE DE ALUNOS
|
TRABALHAM
|
NÃO TRABALHAM
|
10 A 14 ANOS
|
60%
|
10%
|
90%
|
15 A 17 ANOS
|
40%
|
30%
|
70%
|
|
|||||||||||||||||
P
NÃO TRABALHA = 0,54 + 0,28 = 0,82
P
(15 A 17 ANOS) = 0,28
P
(NT/15 A 17 ANOS)= 0,28/0,82 = 0,34146 = 34,146%
|
|||||||||||||||||
ATIVIDADE 2 - Lançamento de
dados
No lançamento de 2 dados (não viciados), quais são as probabilidades de:
COMBINAÇÕES POSSIVEIS DE RESULTADOS COM DOIS DADOS
|
|||||
1,1
|
1,2
|
1,3
|
1,4
|
1,5
|
1,6
|
2,1
|
2,2
|
2,3
|
2,4
|
2,5
|
2,6
|
3.1
|
3,2
|
3,3
|
3,4
|
3,5
|
3,6
|
4,1
|
4,2
|
4,3
|
4,4
|
4,5
|
4,6
|
5,1
|
5,2
|
5,3
|
5,4
|
5,5
|
5,6
|
6,1
|
6,2
|
6,3
|
6,4
|
6,5
|
6,6
|
TEMOS 36 POSSIBILIDADES
a) A soma dos pontos ser igual a
11
P = 2/36 = 1/18
b) A soma dos pontos ser maior
que 10
P = 3/36 = 1/12
c) A soma dos pontos ser maior
que 7
P = 6/36 = 1/6
d) A soma dos pontos ser igual a
7 ou 11
P = 6/36 + 2/36 = 8/36 = 2/9
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SEMANA 4 Videoaulas 13 à 16
ATIVIDADE 1
Em relação aos casos apresentados a seguir, identifique qual a forma de amostragem utilizada. Justifique.
1) Procedimento da Polícia Federal num aeroporto que seleciona sempre o 50º passageiro a cada 50 passageiros que embarcam.
RESPOSTA = Amostragem Sistemática: os elementos são retirados retirados periodicamente, ou seja, de acordo com um intervalo estabelecido.
2) Sorteio de um número de rifa a partir de todos os números que estavam escritos em papel e misturados numa sacola.
2) Sorteio de um número de rifa a partir de todos os números que estavam escritos em papel e misturados numa sacola.
RESPOSTA = Amostragem Simples ao Acaso: Técnica que consiste em um sorteio direto.
3) Polícia rodoviária numa rodovia, escolhendo veículos para verificar a documentação e realizar a inspeção.
RESPOSTA = Amostragem Acidental ou por Conveniência: formada por elementos que são possíveis de serem obtidos, conforme aparecem.
4) Pesquisa de satisfação sobre a qualidade dos serviços prestados por uma agência bancária. Para isto foram definidas três classes de clientes (básico, médio e avançado) e foram selecionados aleatoriamente amostras proporcionais à quantidade de clientes pertencentes a cada classe.
RESPOSTA = Amostragem Estratificada: a população está dividida em estratos, sorteia-se um número de elementos para compor a amostra proporcional ao tamanho do estrato.
5) Processo seletivo para escolha de 5 estagiários para trabalharem numa escola a partir de 175 currículos enviados.
RESPOSTA = Amostragem Intencional: os elementos da amostra sao escolhidos deliberadamente.
6) Pesquisa realizada na Avenida Paulista por uma organização para saber os hábitos de utilização do metrô nos finais de semana. Cada pesquisador recebeu uma quota de pessoas que deveriam ser identificadas e pesquisadas utilizando diferentes critérios e a seleção de quem deveria ser entrevistado ficou para o julgamento do pesquisador.
RESPOSTA = Amostragem por Quotas: a populacao é dividida de acordo com as suas propriedades e são estabelecidas proporções em relação a cada quota.
7) Amostragem numa escola entre os alunos do primeiro ao nono ano para saber quais os seus hábitos alimentares. Um sorteio foi realizado e os alunos 3, 7, 15 e 22 da lista de chamada foram selecionados. Assim, os pesquisadores visitaram as salas e entrevistaram os alunos 3, 7, 15 e 22 da lista de chamada.
RESPOSTA = Amostragem por Conglomerados: Organizadas em subgrupos. Pode-se sortear algum ou alguns desses grupos para formarem a amostra.
ATIVIDADE 2
Considere a seguinte tabela de notas obtidas pelos alunos de uma escola na prova de estatística.
- Determine os valores de N (número de elementos), A (amplitude total), K (número de classes), H (amplitude de cada classe).
- Elabore uma tabela de frequências contendo o limite inferior, o limite superior, o ponto médio e o número de elementos de cada classe.
- Utilizando a tabela elaborada no item B, elabore um histograma contendo a distribuição de notas desta turma de alunos.
RESOLUÇÃO
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